MIS RJ lança playlist semanal com consciência negra como primeiro tema
- 13/11/2024
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro estreia, neste sábado (16/11), uma nova série de playlists semanais com o tema consciência negra. Os programas irão ao ar na Web Rádio MIS RJ todos os sábados e contarão com uma seleção personalizada de músicas que fazem parte do acervo sonoro do MIS RJ.
“Uma das missões da gestão atual é entregar para a sociedade todas as preciosidades sobre a cultura fluminense que o MIS RJ preserva, democratizando o acesso ao acervo e promovendo o conhecimento e a valorização das tradições e manifestações culturais do Rio de Janeiro”, afirma o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
As playlists, produzidas pela técnica responsável pelo setor sonoro e audiovisual, Bárbara Andrade, foram baseadas no mês da consciência negra, tendo Tia Surica como inspiração para o programa estreante. “A ideia com essas playlists é valorizar a memória da cultura popular carioca por meio do acervo sonoro do MIS RJ. Quando a gente fala dessa cultura popular carioca, falamos sobretudo da cultura negra: das rodas de samba, da capoeira, dos terreiros, dos desfiles de carnaval e de muitos outros. Por isso, não podíamos escolher outro tema senão o mês da consciência negra para começar esse projeto”, conta Bárbara.
As músicas selecionadas para o primeiro sábado de playlist foram sambas-enredo da Portela, escola de samba que consagrou a matriarca Tia Surica como presidente de honra. Na sequência de playlists, Bárbara selecionou a cantora Alcione, que possui cerca de 100 itens no setor sonoro. Já o último sábado do mês se encerra com uma coletânea de produções do Selo MIS de artistas negros. “Grande parte do acervo do MIS RJ é constituído por personalidades negras que foram fundamentais para a construção da cultura musical do Rio de Janeiro. Temos Pixinguinha, João da Bahiana, Donga, Clementina de Jesus, Zezé Motta, Leci Brandão e muitos outros artistas.”
Para conhecer mais sobre o acervo sonoro do MIS RJ, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), pode ser acessado mediante agendamento de visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.
Publicado em 13/11/2024 por Mariana Cigolo