MIS RJ participa de eventos comemorativos na Fortaleza de São José

  • 02/11/2024

MIS RJ participa de eventos comemorativos na Fortaleza de São José

No dia primeiro de novembro o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) marcou presença nos eventos que celebraram a inauguração do novo Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e os 400 anos da Fortaleza de São José. O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, acompanhado de sua esposa, Marcia F. Ribeiro, esteve presente por convite especial do Comandante-Geral do CFN, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, que reconheceu a colaboração e o esforço do MIS RJ em conectar a sociedade com a cultura nacional.

A cerimônia teve início com um concerto, seguido de um espetáculo de luzes e projeções na fachada da fortaleza, que retrataram a história do CFN, apresentando suas viaturas atuais e antigas, tropas e salvas de canhões. Com diversos músicos e uma produção impecável de iluminação, a noite foi uma verdadeira aula de história, marcada por momentos emocionantes, reforçando a importância histórica da Fortaleza de São José.

Durante o evento, o presidente do MIS RJ, que já foi homenageado com a medalha de “Amigo da Marinha”, destacou a parceria entre o MIS RJ e o CFN. Como parte dessa colaboração, o MIS RJ contribuiu com fotografias históricas do início do século XX, capturadas pelo renomado fotógrafo Augusto Malta, cuja coleção é salvaguardada pelo museu e documenta o cotidiano da Fortaleza de São José e seus militares. Em outra ação conjunta, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro produziu, em 2023, em parceria com a Marinha e o CFN, um clipe especial no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” para o centenário da "Favorita Permanente da Marinha", Emilinha Borba, estrelado pela cantora Mona Vilardo. A interpretação manteve viva a memória de Emilinha, grande ícone da cultura brasileira.

O MIS RJ também foi homenageado com um totem interativo no Museu dos Fuzileiros Navais, exibindo imagens históricas da Fortaleza de São José, fortalecendo seu compromisso com a difusão do conhecimento. O público pode visitar o circuito histórico do museu, incluindo uma galeria de uniformes em um antigo túnel que ligava diversas áreas da fortaleza e uma exposição de longa duração com a linha do tempo da tropa anfíbia do Brasil, em um salão projetado na antiga cisterna.

Essas celebrações não só reforçam o valor cultural da Fortaleza de São José, mas também a parceria entre o CFN e o MIS RJ, que segue comprometido com a preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Reveja aqui ao clipe em homenagem aos 100 anos de Emilinha Borba, uma produção realizada em parceria entre o MIS RJ e a Marinha do Brasil, por meio do CFN.

https://youtu.be/28FEeZnQRHY

MIS RJ em 02/11/2024


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Detalhes

Roberto Carlos

top2
2. Azul da cor do mar

Tim Maia

top3
3. Pega na mentira

Erasmo Carlos

top4
4. Quero que vá tudo pro inferno

Roberto Carlos

top5
5. Vale tudo

Tim Maia

Anunciantes