MIS RJ participa de eventos comemorativos na Fortaleza de São José
- 02/11/2024
No dia primeiro de novembro o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) marcou presença nos eventos que celebraram a inauguração do novo Museu do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e os 400 anos da Fortaleza de São José. O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, acompanhado de sua esposa, Marcia F. Ribeiro, esteve presente por convite especial do Comandante-Geral do CFN, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, que reconheceu a colaboração e o esforço do MIS RJ em conectar a sociedade com a cultura nacional.
A cerimônia teve início com um concerto, seguido de um espetáculo de luzes e projeções na fachada da fortaleza, que retrataram a história do CFN, apresentando suas viaturas atuais e antigas, tropas e salvas de canhões. Com diversos músicos e uma produção impecável de iluminação, a noite foi uma verdadeira aula de história, marcada por momentos emocionantes, reforçando a importância histórica da Fortaleza de São José.
Durante o evento, o presidente do MIS RJ, que já foi homenageado com a medalha de “Amigo da Marinha”, destacou a parceria entre o MIS RJ e o CFN. Como parte dessa colaboração, o MIS RJ contribuiu com fotografias históricas do início do século XX, capturadas pelo renomado fotógrafo Augusto Malta, cuja coleção é salvaguardada pelo museu e documenta o cotidiano da Fortaleza de São José e seus militares. Em outra ação conjunta, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro produziu, em 2023, em parceria com a Marinha e o CFN, um clipe especial no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” para o centenário da "Favorita Permanente da Marinha", Emilinha Borba, estrelado pela cantora Mona Vilardo. A interpretação manteve viva a memória de Emilinha, grande ícone da cultura brasileira.
O MIS RJ também foi homenageado com um totem interativo no Museu dos Fuzileiros Navais, exibindo imagens históricas da Fortaleza de São José, fortalecendo seu compromisso com a difusão do conhecimento. O público pode visitar o circuito histórico do museu, incluindo uma galeria de uniformes em um antigo túnel que ligava diversas áreas da fortaleza e uma exposição de longa duração com a linha do tempo da tropa anfíbia do Brasil, em um salão projetado na antiga cisterna.
Essas celebrações não só reforçam o valor cultural da Fortaleza de São José, mas também a parceria entre o CFN e o MIS RJ, que segue comprometido com a preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Reveja aqui ao clipe em homenagem aos 100 anos de Emilinha Borba, uma produção realizada em parceria entre o MIS RJ e a Marinha do Brasil, por meio do CFN.
MIS RJ em 02/11/2024