Sistema de Monitoramento Climático do MIS RJ Assegura Maior Integridade e Controle do Acervo desde 2022

  • 01/09/2024

Sistema de Monitoramento Climático do MIS RJ Assegura Maior Integridade e Controle do Acervo desde 2022

No dia 28 de agosto, recebemos a visita da Bibliotecária Fiscal do CRB-7, Sra. Luciana Manta, que nos procurou diretamente no museu em resposta a uma denúncia anônima. A visita cordial e sem nenhuma autuação por parte do órgão fiscalizador nos motivou a abrir todas as nossas reservas técnicas, fato além da área de fiscalização da referida profissional, como os atos do museu são transparentes e a visita surpresa esteve relacionada a uma reportagem errônea do jornal O Globo, que veiculou informações imprecisas e imagens desatualizadas, tomamos esta decisão.

A matéria do veículo de comunicação, assinada por um estagiário do jornal, sob supervisão, prejudicou a imagem de nossa instituição e a memória de José Wilker, alvo da matéria, que tem seu acervo composto com mais de 17 mil itens salvaguardados em segurança conosco, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), que sempre zela pela preservação de seu acervo e pelo respeito a todos que honram em doar suas coleções para a sociedade do Estado do Rio de Janeiro.

Durante este episódio do referido jornal, em nenhum momento o MIS RJ foi convidado a mostrar suas instalações ou a exercer seu direito de defesa contra esse ataque de desinformação, o que constitui um desserviço à sociedade. Em resposta, estamos divulgando publicamente o nosso relatório de agosto de 2024, referente ao setor específico da Biblioteca, localizada na sede da Lapa, que foi inspecionado oficialmente pela fiscal. Esse relatório é auditado pela empresa responsável pela implantação do nosso sistema de monitoramento, em operação desde 2022 em nossas principais instalações de reservas.

A responsabilidade do MIS RJ com o patrimônio que salvaguarda é imensa e exige cuidados diários com o acervo. As nossas duas sedes icônicas, Lapa e Praça XV, são locais históricos e estão sob monitoramento constante em um total de 25 salas. O museu possui um acervo extraordinário, composto por 42 coleções de grandes personalidades da nossa cultura, mais de 500 mil itens documentais em diversos suportes, além da produção contínua de sua própria coleção, representada pelos "Depoimentos para a Posteridade", gravações em
áudio e vídeo de expoentes de diversos setores da cultura brasileira, totalizando mais de 1.100 testemunhos.

Todo esse valioso acervo, distribuído entre as sedes, demanda intensos cuidados de conservação e preservação. Os edifícios da Lapa e da Praça XV são tombados, possuem arquitetura singular, e qualquer intervenção ou obra requer estudos minuciosos devido às suas múltiplas particularidades. Nesse contexto, o projeto do Sistema de Monitoramento Climático dos ambientes de guarda de acervo, o "CONCLIMA", aonde a empresa JZ DIGITAL, que implantou nas duas sedes a vigilância das salas, contribui para que nossa equipe detecte qualquer alteração e promova a correção necessária.

A afirmação de que o uso ou não de ar-condicionado nas reservas é uma questão simples demonstra desconhecimento sobre o assunto e falta de aprofundamento no estudo das características específicas da sede. Cada museu tem suas particularidades e, antes de emitir qualquer informação, é fundamental conhecer o local.

O software utilizado na monitoração é considerado o mais inovador para diagnóstico e gestão de riscos em museus.

Com a instalação dos aparelhos "Datalogger", nas 25 salas com acervos a temperatura e a umidade relativa do ar são monitoradas em tempo real em todos os espaços de acervo, e os dados são acessados online por nossa Diretoria Técnica Operacional em seu próprio gabinete de trabalho ou celular.


Essa iniciativa auxilia na prevenção e minimização de danos, bem como no entendimento dos agentes de degradação do acervo, garantindo a integridade do patrimônio do MIS RJ para suas atividades de salvaguarda e exposição. Informações precisas e contínuas são fundamentais para ações rápidas, seja para a correção de falhas mecânicas ou para a tomada de decisões que assegurem a segurança do acervo e o conforto ambiental dos servidores.

Os recursos para este projeto foram obtidos por meio dos Fundos Prince Claus e Gerda Henkel Stiftung. A Fundação Museu da Imagem e do Som RJ foi contemplada em uma concorrência internacional, reafirmando sua relevância como instituição museológica para o Brasil e o mundo.


O MIS RJ, expressão genuína das identidades fluminense, carioca e brasileira, como polo gerador de conhecimento, se dedica a democratizar um acervo inigualável, buscando continuamente a melhoria de processos para oferecer sempre mais aos visitantes e pesquisadores. Convidamos todos a conhecer o MIS RJ, na sede da Lapa, aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, para o publico. Agende uma visita através do e-mail sec.gabinete@mis.rj.gov.br e venha testemunhar tudo o que o Museu da Imagem e do Som do Rio de
Janeiro faz e preserva, nos acompanhe pelas redes sociais.

Acesse aqui o nosso relatório da Biblioteca da sede Lapa do mês de Agosto de 2024.

Relatório_biblioteca_mis_lapa_mes_agosto_2024.pdf


Seguimos firmes em nossa missão, contribuindo ativamente para a disseminação de conhecimento e cultura. De 2022 a 2024, apoiamos a
produção de documentários e filmes importantes para diversas instituições, como também os da Globoplay sobre Nara Leão, 100 anos do Rádio no Brasil, documentário sobre o Jogo do Bicho, como também o de Maria Lenk entre outros. Nossas ações também foram reconhecidas em diversas matérias positivas na coluna do Anselmo do próprio jornal, feito com responsabilidade e imparcialidade e apurando os fatos.


Recebemos também um convite especial do imortal da Academia Brasileira de Letras, professor Arnaldo Niskier, apresentador do programa Identidade Brasil do Canal Futura, que está disponível na Globoplay esta entrevista nos honrou, divulgamos ali as nossas atividades com muito respeito e admiração por parte do Imortal, vale conferir (https://globoplay.globo.com/v/11853504/?s=0s).

Ressaltamos que divulgar fake news é um ato nocivo e representa um desserviço à sociedade.


Reiteramos o convite ao Jornal O Globo para visitar as instalações do Museu da Imagem e do Som (MIS RJ) do Rio de Janeiro, localizado na sede da Lapa, com o intuito de conhecer a nossa realidade. Após a visita, esperamos uma retratação imediata, de forma proporcional e equivalente, tanto na versão online quanto na impressa do jornal, em relação à matéria equivocada publicada sobre o MIS RJ e seus acervos, que prejudicou a imagem sólida e respeitosa do museu perante a sociedade fluminense que na próxima terça-feira, 3/9 estará fazendo 59 anos de existência.

CESAR MIRANDA RIBEIRO
Presidente da FMIS RJ


#Compartilhe

Aplicativos


Programa

Pérolas do MIS

top1
1. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top2
2. Curumbande

Elza Soares

top3
3. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top4
4. O Mar Serenou

Clara Nunes

top5
5. Não Deixe o Samba Morrer

Alcione

Oferecimento