VÍDEO “MUSEU ANIMADO” ENCERRA O CURSO INTRODUÇÃO AO CINEMA DE ANIMAÇÃO

• 04/08/2022

VÍDEO “MUSEU ANIMADO” ENCERRA O CURSO INTRODUÇÃO AO CINEMA DE ANIMAÇÃO

Uma tarde para se comemorar e celebrar! Ontem (3/8), os alunos do Colégio Estadual Souza Aguiar fecharam com chave de ouro o curso “Introdução ao Cinema de Animação”, ao apresentarem o vídeo “Museu Animado”, como resultado final das aulas iniciadas em 22 de junho, parceria bem-sucedida do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), da Secretaria Nacional do Audiovisual.

Presentes na cerimônia de encerramento, que aconteceu no MIS Praça XV, a diretora do Colégio Estadual Souza Aguiar, Andréa Mont’Alvão e a orientadora educacional, Simone Bustamante, os representantes do CTAv, Sérgio Arena, que ministrou o curso, e Hamilton Alves, além dos familiares dos jovens alunos.

Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, o curso oferecido foi pensado para “aproximar o museu da rede estadual de ensino, trazer os alunos para dentro do MIS, estimulando os jovens a descobrir as preciosidades da nossa cultura, quem foi um Pixinguinha, um Jacob do Bandolim. Levamos essa ideia para o CTAv que prontamente acolheu o projeto e disponibilizou equipe e equipamentos. Sentimos que o objetivo foi alcançado, vocês conheceram algo novo através das aulas com o professor Sérgio dentro da nossa instituição, que prioriza a cultura, educação e memória”.

Andréa Mont’Alvão, diretora do Colégio afirmou emocionada: “Vocês hoje estão dando um passo à frente de muitos jovens, vocês estão protagonizando a história de vocês. Então, o meu agradecimento ao MIS por ter aberto as portas para nós, por ter acreditado, porque eu falei muito que vocês eram ótimos, que vocês não iam decepcionar, e muito obrigada porque vocês não decepcionaram, e esse é só o começo de um caminho”.

Unanimidade entre os alunos, querido por todos, Sérgio Arena disse que a palavra-chave para essa experiência é troca, “eu aprendi e aprendo muito com eles também, essa troca foi genial. A explosão de criatividade que eles tiveram para bolar em tempo muito recorde, na verdade, uma produção de um filme desse. Em muito pouco tempo a gente conseguiu produzir um material muito interessante. E a oportunidade de fazer isso aqui com o MIS, esse lugar histórico, que tem história da minha própria vida, eu vinha muito aqui nessa sala assistir filme há muitos anos. Eu só tenho que agradecer muito ao pessoal do MIS por ter dado essa oportunidade a gente”.

Coube ao aluno Alexsandro Lima falar em nome da turma sobre a oportunidade de aprendizado, “Foi muito divertido, foi legal, uma experiência nova, e eu espero também conseguir reviver essas experiências, espero que eu consiga levar algo do que a gente fez lá para a minha vida e também para a vida de vocês. Eu queria deixar aqui algumas menções honrosas, primeiro ao Sérgio, que desde o primeiro dia ele tinha sempre muito carinho na hora de ensinar a gente. Ele sempre deixou claro que não era um professor, que não era autoridade ali, ele era mais um nosso amigo, era mais um tutor”.

Aprendizado, amizade, troca, criatividade, valorização da cultura, responsabilidade, novas experiências, são muitos os ensinamentos apreendidos por todos os envolvidos com o curso “Introdução ao Cinema de Animação”. Desejamos que outros sejam criados e muitos jovens contemplados!

Publicado em 4/8/22 por Márcia Benazzi

1. Por toda a minha vida