MIS RJ SAÚDA COM MÚSICA A MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA!

  • 25/07/2022

MIS RJ SAÚDA COM MÚSICA A MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA!

Hoje, 25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data reconhecida pela ONU em 1992. Marco histórico na luta do feminismo negro. Dia que nos lembra do necessário, urgente e cotidiano combate ao racismo, ao machismo e a todas as formas de violência que atingem as mulheres negras e as populações mais vulneráveis. Compartilhando os mesmos princípios, é também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. É importante valorizar tantas mulheres negras que são ou foram referências inspiradoras, como a “Rainha Tereza”, líder do Quilombo Quariterê, na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia que, por duas décadas no século XVIII, comandou a resistência contra o escravismo, lutando pela comunidade negra e indígena. São muitos os desafios rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva, para isso é fundamental respeitar a luta, os direitos e o protagonismo da mulher negra.

Como a Web Rádio MIS RJ leva ao ouvinte as joias salvaguardadas no Museu, vamos comemorar essa data com uma playlist especial, que entra no ar hoje, às 13h! Nessa lista musical preciosa estão Ataulfo Alves e suas Pastoras; a intensa e polêmica cantora Elsie Houston, que nos anos 20 e 30 divulgou a música brasileira no exterior; o grupo vocal Quarteto de Bronze, composto pelas irmãs Eulina, Eulália e Osmarina, acompanhadas pelo violonista Euclides Machado; a estrela Aracy Cortes, que dominou a década de 20 como a primeira grande cantora popular brasileira; e Zaíra de Oliveira, que foi considerada uma das maiores cantoras negras do mundo por Paschoal Carlos Magno, nome notável da nossa cultura. Uma curiosidade: a música cantada por Zaíra, “Meu pretinho”, faz parte de um “disco prova”, que não foi prensado.

E tem mais! São muitas vozes que merecem a nossa reverência!

Quer pesquisar os personagens e a história da música popular brasileira? É só enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!

Publicado em 25/7/22 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Por toda a minha vida

Renato Murce

top2
2. Último desejo

Renato Murce

top3
3. Favela Amarela

Renato Murce

top4
4. Aquarela do Brasil

Renato Murce

top5
5. Babalú

Renato Murce

Oferecimento