MIS RJ LEMBRA ELIZETH CARDOSO, GUERREIRA NA VIDA E NA ARTE!

  • 16/07/2022

MIS RJ LEMBRA ELIZETH CARDOSO, GUERREIRA NA VIDA E NA ARTE!

Em 16 de julho de 1920 nascia aquela que viria a ser a “Divina”, apelido dado pelo jornalista Haroldo Costa. A vida dessa mulher corajosa daria um belo filme. Elizeth Cardoso, de família humilde, começou a trabalhar aos 10 anos e sempre quis ser artista.

Aos 17 anos desafiou a família e saiu de casa, foi viver com o namorado, o jogador de futebol Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”. Queria liberdade para buscar seus sonhos e a carreira, em uma época de muito conservadorismo. Imagine adotar uma bebê que tinha sido abandonada na rua e ainda registrar a menina como “mãe solteira” ou trabalhar como taxista nos anos 40, no período da noite, revezando com as apresentações artísticas. Não foi fácil.

Esses e outros episódios marcaram uma vida de muitas lutas, de enfrentamentos, de resistência. A moça de 16 anos que fez a primeira apresentação profissional na Rádio Guanabara, levada por Jacob do Bandolim, venceu e se tornou uma das maiores cantoras da música popular brasileira, tendo participado da gestação e do nascimento da bossa-nova.

Para celebrar essa grande artista temos uma super playlist, preparada por Pedro Dias, responsável técnico pelo setor sonoro, que abrange vários momentos da carreira da diva Elizeth Cardoso. Você, caro ouvinte, vai se impressionar com a diversidade de gêneros: marchinha de carnaval, samba-canção, sambalanço, bossa, bolero, e muito mais. Destacamos a imensa variedade de compositores e parceiros musicais: de Villa-Lobos a Gilberto Gil, passando por Noel Rosa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ary Barroso, e mais estrelas!

O MIS salvaguarda a Coleção Elizeth Cardoso, com LPs, partituras, fotografias, roteiros de programas de rádio, troféus, placas, medalhas e indumentárias. Para pesquisar essa magnifica cantora, que era apaixonada por carnaval, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 16/7/22 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Por toda a minha vida

Renato Murce

top2
2. Último desejo

Renato Murce

top3
3. Favela Amarela

Renato Murce

top4
4. Aquarela do Brasil

Renato Murce

top5
5. Babalú

Renato Murce

Oferecimento