NO MIS PRAÇA XV, UM ENCONTRO CALOROSO COM A SECRETÁRIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, DANIELLE BARROS

• 21/06/2022

A tarde de quarta feira (15/6) foi especial para a equipe do museu. Um encontro realizado na sede Praça XV reuniu todo o grupo e o Presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Um momento precioso para conversar com os colegas, partilhar experiências e novos projetos. Pausa necessária para a confraternização, no cotidiano tão corrido de todos os colaboradores, e também para ajustar os rumos, listando desafios e atualizando a equipe sobre os sucessos.

Na reunião foram apresentados os novos servidores: Carlos Henrique Santos Vianna, Diretor Administrativo e Financeiro, que trabalhou quase três décadas no Governo Federal, e Mona Vilardo, cantora, atriz e escritora, que já está com muitas ideias, pronta para entrar em ação, e que ficará responsável pela parte de captação de recursos do MIS.

Para a atenta plateia, o presidente Cesar Miranda Ribeiro comunicou a ótima notícia da futura aquisição: parte do acervo da estrela Marlene e do versátil Cauby Peixoto será doado para o Museu, e conforme afirmou o Presidente, “é um momento muito importante para o MIS porque nós vamos conseguir reunir vários nomes do rádio no ano em que completa 100 anos. Uma conquista para a Cultura, uma conquista para o MIS”.

Com a sua habitual simpatia, a Secretária Danielle Barros agradeceu um almoço realizado anteriormente, em que parte da equipe se reuniu, e disse estar feliz com essa nova iniciativa, com a presença da totalidade dos servidores. Ela também ressaltou a necessidade de leveza e responsabilidade no enfrentamento dos desafios, na medida em que muitas vezes passamos mais tempo com quem trabalhamos do que com familiares. Assim sendo, em suas palavras “as pessoas do nosso trabalho cumprem - e, se não cumprem, deveriam cumprir - um papel muito importante na nossa jornada de vida”. Para a Secretária Danielle, o ambiente profissional pode ser também de partilha e de relações amistosas.

Com a cumplicidade cultural estabelecida com o Presidente Cesar, mais uma vez a Secretária Danielle mostrou sua postura agregadora ao afirmar que todos são importantes na engrenagem da Cultura e as muitas tarefas assumidas não devem impedir as chances de encontros. Ela afirmou que o momento é de “passar a limpo o descaso com a cultura”, citando as melhorias realizadas na Biblioteca Parque, no Imperator e no Theatro Municipal. A Secretária Danielle frisou que o MIS Copacabana é prioridade absoluta e elencou decisões que foram tomadas para resolver a questão do acervo comprado em 2017, que está impactando os avanços no trabalho. A plateia ficou ciente do necessário para a execução da nova fase da obra, que será iniciada em breve, com a união das equipes do MIS e da SECEC.

Ao final do encontro, a Secretária Danielle Barros ganhou do Presidente Cesar uma blusa com o lema do MIS RJ, “ Cultura, Educação e Memória ” e mencionou o “BookTruck”, da Lei Rouanet, biblioteca itinerante que estará em uma praça no bairro de Anchieta e depois no Retiro dos Artistas, oportunidade que pode ser aproveitada para o MIS se integrar ao projeto, que tem entre as metas incentivar a leitura e desenvolver a inclusão social. Ela agradeceu a equipe pelo trabalho realizado com o objetivo de dar visibilidade ao MIS e fortalecer a Cultura, citando a ExpoMIS, a organização da Biblioteca do MIS Lapa e o trabalho no espaço Maria Olenewa.

Que venham mais encontros como esse: produtivos e cordiais. Afinal, como disse Henry Ford, “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.

Publicado em 21/6/22 por Tetê Nóbrega

1. São João Há de Sorrir