O MIS RJ CELEBRA BIBI FERREIRA, A ESTRELA MAIS BRILHANTE DOS MUSICAIS!

  • 01/06/2022

O MIS RJ CELEBRA BIBI FERREIRA, A ESTRELA MAIS BRILHANTE DOS MUSICAIS!

Hoje, 1º de junho, é o dia do centenário de nascimento de Bibi Ferreira, a diva suprema dos musicais brasileiros. A artista que interpretava, cantava e dançava com perfeição, foi uma das primeiras mulheres a dirigir teatro no Brasil.

Bibi surgiu no palco ainda bebê, e de uma forma curiosa: no lugar de uma boneca, que sumiu na hora da apresentação da peça “Manhãs de Sol”, de Oduvaldo Viana, seu padrinho. Filha do grande ator Procópio Ferreira, e da bailarina espanhola Aída Izquierdo, era bem-humorada e exigente com a própria arte. Bibi Ferreira estreou no rádio aos 14 anos, cantando no programa “Hora do Almoço”, da emissora Mayrink Veiga. Na década de 40 despontou como estrela de teatro. Junto com o pai encenou “A Pequena Catarina”, um dos maiores sucessos do teatro brasileiro em 1944, ano em que se tornou empresária teatral.

Culta, poliglota, e disciplinada, comandou programas de televisão, fez cinema e musicais inesquecíveis, que marcaram época.

Com Joana, de “Gota D’Agua”, levou o prêmio Molière de 1975. Foi Edith Piaf, Amália Rodrigues e cantou Frank Sinatra, sempre em performances inigualáveis. Com uma trajetória rica e estilo único, a artista, que fez sucesso no Brasil e no exterior, merece toda a nossa reverência.

O MIS tem a honra de salvaguardar a memória de Bibi Ferreira com textos, fotos, discos, partituras e programas. Para pesquisar o acervo de um dos maiores fenômenos artísticos do país, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 1/6/22 por Tetê Nóbrega   


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. São João Há de Sorrir

Zezé Fonseca

top2
2. A Cigarra e a Formiga

Ísis de Oliveira

top3
3. No Tabuleiro da Baiana

Ismênia dos Santos

top4
4. Seu Criado, Obrigado

Daisy Lúdici

top5
5. Solidão

Olga Nobre

Oferecimento