RICARDO CRAVO ALBIN, OSMAR FRAZÃO, ROBERTO SALVADOR E RODRIGO FAOUR NO SEGUNDO PROGRAMA DA SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL

  • 25/04/2022

RICARDO CRAVO ALBIN, OSMAR FRAZÃO, ROBERTO SALVADOR E RODRIGO FAOUR NO SEGUNDO PROGRAMA DA SÉRIE ESPECIAL 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL

Segunda (25/4), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro reúne quatro incríveis pesquisadores para o segundo programa da Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil! Ricardo Cravo Albin, Osmar Frazão, Roberto Salvador e Rodrigo Faour vão falar dos caminhos da música popular brasileira, da história do rádio, e do imenso legado de conhecimento que deixarão para as futuras gerações.

“Para o MIS, ter no mesmo programa esses talentosos pesquisadores da nossa cultura, é motivo de orgulho e satisfação. São conhecedores profundos da história da música e do rádio, e vão contribuir enormemente, debatendo temas importantes sobre os 100 Anos do Rádio no Brasil”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

Considerado um dos maiores pesquisadores da MPB, Ricardo Cravo Albin fundou e dirigiu o MIS, de 1965 até 1971. É produtor musical e produtor de rádio e televisão. Também é crítico, comentarista e escritor. Sua obra, o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível em meio digital, é considerado pela UNESCO como o maior banco de dados de música popular do mundo.

Osmar Frazão é ator, crítico, jornalista e radialista. Dirigiu a Rádio Nacional de 1995 até 2003. Sua carreira artística teve início na TV Tupi, no final da década de 50, onde foi ator em consagrados programas de humor. Em seguida atuou na TV Rio, onde o sucesso como ator o impulsionou para o teatro. O pesquisador é grande contador de histórias do Rádio brasileiro e apresenta, desde 2004, o programa “Histórias do Frazão”, na Rádio Nacional.

Roberto Salvador começou aos 13 anos na Rádio Nacional. Lá permaneceu por 10 anos, atuou no radioteatro e no radiojornalismo. Nos anos 70 foi professor apresentador das aulas do MOBRAL, na TV Globo. Participou do grupo de professores que fundou a TV Educativa do MEC, hoje TV Brasil, onde trabalhou por quase vinte anos, como roteirista e apresentador de programas didáticos. É autor do livro “A Era do Radioteatro, o registro da história de um gênero que emocionou o Brasil”. O pesquisador apresenta no seu canal no Youtube, “A História do Rádio”.

Rodrigo Faour é pesquisador, crítico e produtor musical. É autor das biografias de Cauby Peixoto, Angela Maria, Dolores Duran e Claudette Soares. Também é autor de “História da Música Popular Brasileira sem Preconceitos”, “Revista do Rádio” e “História Sexual da MPB”. Rodrigo já produziu mais de 600 CDs, entre edições e compilações. Também tem canal no Youtube, “Rodrigo Faour Oficial”, onde aborda diversos temas da nossa música.

A Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil está sendo gravada com duas câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação do segundo programa será conduzida pelas jornalistas do MIS RJ, Márcia Benazzi e Tetê Nóbrega, na sede do museu da Praça XV, sem a presença do público.

Sobre a Série Especial 100 Anos do Rádio no Brasil

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional. Esse projeto inicial é o gerador de muitas outras séries, programas ou projetos específicos relacionados às áreas de jornalismo, futebol, arquitetura, dança, MPB, cinema, teatro e rádio, dentre os quais, Setenta Anos de Rádio no Brasil e Memórias do Rádio. A Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil vai debater o centenário do rádio com profissionais do meio radiofônico, estudiosos, pesquisadores e historiadores, sempre com a participação de quatro convidados por programa. Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

Publicado em 18/4/22 por Márcia Benazzi e Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. São João Há de Sorrir

Zezé Fonseca

top2
2. A Cigarra e a Formiga

Ísis de Oliveira

top3
3. No Tabuleiro da Baiana

Ismênia dos Santos

top4
4. Seu Criado, Obrigado

Daisy Lúdici

top5
5. Solidão

Olga Nobre

Oferecimento